CCJC vai realizar audiencia pública para discutir a PEC 457
05 de outubro de 2005


A Comissao de Constituiçao, Justiça e Cidadania da Câmara aprovou por unanimidade o pedido feito pelo deputado Alceu Collares (PDT-RS).



A Anamatra (Associaçao Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) considerou positiva a decisao da CCJC (Comissao de Constituiçao, Justiça e Cidadania) da Câmara ocorrida nesta quarta-feira (05/10). Por unanimidade, os integrantes da comissao aprovaram requerimento de autoria do deputado Alceu Collares (PDT-RS) que pedia a realizaçao de uma audiencia pública para debater a PEC 457/2005. A proposta eleva de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos servidores públicos e, no entendimento da entidade, nao colabora com a renovaçao de jurisprudencia nas cortes superiores.



Para a Anamatra, a permanencia por mais cinco anos no cargo vai postergar a renovaçao de jurisprudencias nos tribunais superiores e no STF (Supremo Tribunal Federal). Além disso, os juízes do trabalho entendem que a elevaçao de 70 para 75 anos na idade da aposentadoria compulsória engessa a carreira, subtraindo a perspectiva dos magistrados mais novos, que atuam nas instâncias inferiores, de alcançar assento nos tribunais.



A entidade ressalta também que a norma prevista na redaçao original do art. 93, VI, da Constituiçao - que contempla, entre outros pontos, a idade de 70 anos para a aposentadoria compulsória -, por impor limites r garantia da vitaliciedade, fundamento do regime de separaçao dos poderes sob a ótica do Judiciário, é cláusula insuscetível de alteraçao pelo constituinte derivado.



A associaçao também critica a tramitaçao acelerada que se tenta dar r PEC, sem que ocorra um debate com a sociedade e com a base do funcionalismo público e da magistratura sobre a proposta. Com a aprovaçao do requerimento de Collares, a CCJC preve a realizaçao da audiencia pública no dia 11 de outubro, próxima terça-feira, mas a data ainda nao está confirmada. Também falta confirmar quais autoridades serao convidadas para participar do debate.



O relator da PEC 457/2005 é o deputado Darci Coelho (PP-TO). O parecer dele é favorável r aprovaçao da proposta e foi lido nesta quarta na CCJC. Houve um pedido de vista conjunta para análise do documento.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital