Caminhada vai marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho
Uma caminhada do Campo Grande à Praça da Piedade, nesta terça-feira, dia 28, vai marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, em Salvador. A iniciativa é do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), instância formada por várias entidades que visa à melhoria do meio ambiente do trabalho, segurança e saúde dos trabalhadores.
Participam desse Fórum, o MPT, SRTE, SETRE, SESI e outras entidades. Eventos serão realizados em todo o mundo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidente.
Na Praça da Piedade, o grupo de teatro do Sesi encenará uma peça alusiva ao Dia 28 de Abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, lembrando a morte de 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virginia, nos Estados Unidos.
Segundo estimativas da OIT, a cada ano morrem, no mundo, 2,3 milhões de pessoas em decorrência de acidentes ou doenças ocupacionais. Cerca de 350 mil mortes são causadas diretamente por acidentes fatais e cerca de 2 milhões provocadas por doenças ou por acidentes associados ao trabalho.
Com informações da Agecom