Bahia sem Conciliação na Justiça do Trabalho
07 de novembro de 2012


 



Juízes do Trabalho não aderem à Semana de Conciliação e paralisam suas atividades nos dias 07 e 08



Quem foi ao prédio das Varas da Justiça do Trabalho, no Comércio, nesta quarta-feira, dia 07, notou um movimento diferente. Os juízes que estavam nas unidades (varas) atendiam apenas para agendar nova data para as audiências.  Assim como aconteceu em 80% da justiça do Trabalho em todo o país, os juízes da Bahia não aderiram à Semana de Conciliação. Aqui na Bahia deixarão de ser realizadas cerca de 2000 conciliações e cerca de 1.800 processos não serão julgados nos dois dias de paralisação. O protesto tem como objetivo demonstrar a insatisfação dos magistrados em relação ao andamento dos entendimentos entre os Poderes no que se referem à reposição salarial dos últimos anos. Nos últimos cinco anos, os juízes tiveram reajuste de 9% para uma inflação acumulada de 37%.



Para os juízes do Trabalho a paralisação de dois dias e a não participação na Semana de Conciliação é uma decisão difícil. Sabemos que o prejuízo maior é do trabalhador. Entretanto, entendemos que não há trabalhador que conviva com uma perda inflacionária de cerca de 30% e se resigne, afirmou em Brasília o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Renato Sant’Anna.



No final da manhã, os juízes se reuniram na sede da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e junto com o representante da AJUFE- Associação dos Juízes Federais, juiz Fábio Ramiro, os magistrados avaliaram o movimento local e nacional.



“Esse protesto demonstra nossa indignação com o tratamento que a  magistratura vem recebendo do poder executivo”, declarou a juíza Ana Claudia Scavuzzi. É com muito orgulho que vejo que na Bahia o movimento está coeso, contribuindo  por uma justiça mais forte, mais valorizada”, finalizou a juíza. 



Números da Justiça do Trabalho



De acordo com números do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, foram realizadas em 2011, cerca de 1.920 conciliações e quase 14 milhões foram pagos em decorrência de acordos celebrados durante a Semana de Conciliação.



Tramitaram na Justiça do Trabalho no ano de 2011, 6,9 milhões de processos, 5% a mais do que no ano anterior, sendo que o número de casos novos cresceu 10%. O número médio de sentenças por magistrado aumentou pelo segundo ano consecutivo, atingindo 1.172 casos julgados por cada um em 2011.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital