Avanços de mulheres no TRT ganham destaque na imprensa
09 de março de 2006


O conjunto dos avanços obtidos pelas mulheres no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região foi destaque em matéria veiculada num canal de grande audiência da TV baiana ontem à noite, na qual se evidenciou a composição da 6ª Turma do TRT, instalada na última segunda-feira, integrada exclusi-vamente por desem-bargadoras, e a crescente participação feminina no quadro de magistrados desta Casa.



O próprio Presidente do TRT, Desembargador Ro-berto Pessoa, na instalação da 6ª Turma, já tinha chamado a atenção para a coincidência do órgão, formado pelas desembargadoras Débora Maria Lima Machado (Presidente), Ivana Mércia Nilo de Magaldi, Marizete Menezes Corrêa e pela juíza convocada Luíza Aparecida Oliveira Lomba, e cuja secretaria é dirigida pela servidora Julieta de Queiroz Machado, ter sido inaugurado às vésperas do Dia Internacional das Mulheres.



Ontem pela manhã as magistradas e o Presidente receberam a equipe de reportagem da emissora de TV na Sala de Sessões Juiz Rosalvo Torres, na sede do TRT, quando responderam a perguntas sobre a inserção de mulheres no mundo jurídico. Nas entrevistas, as magistradas relataram suas formas de compatibilizar os papéis de mães e de profissionais, destacando que conquistas ainda precisam ser feitas pela mulher trabalhadora.



Números - O avanço das mulheres na Corte também é perceptível no quadro de magistrados - desembargadores e juízes. Desde o último levantamento, feito em 2004, quando elas já tinham ampla vantagem em relação ao número de homens que integravam o TRT, a situação só fez evoluir na direção da ocupação feminina.



Se anteriormente 60,82% dos cargos de magistrado estavam nas mãos de mulheres, atualmente são 62,73. Analisando esse índice mais de perto, veremos que as mulheres aumentam o seu espaço nas posições superiores - em 2004 elas eram 58,62% entre os desembargadores, hoje são 60,71% - e também constituem maioria esmagadora entre os juízes em começo de carreira -, que vão configurar o futuro perfil da Casa. Saíram de 64% entre os substitutos, em 2004, para 72,13% hoje.



Há de se destacar também que, ainda no âmbito da Justiça do Trabalho, está nas mãos de mulheres a chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia), através da procuradora Ana Emília Andrade, e a presidência da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 5ª Região (AMATRA 5), a cargo da juíza Maria de Fátima Borges Stern.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital