Audiência pública vai debater cortes no orçamento da Justiça do Trabalho
Uma audiência pública, nesta quinta-feira, dia 28, às 10h, no auditório do Fórum do TRT5, no Comércio, vai debater o corte orçamentário sofrido pela Justiça do Trabalho. Organizado pela Amatra5, OAB/BA, ABAT e Sindjufe, com o apoio do TRT5, o ato é um desdobramento da mobilização que ocorreu no último dia 11, quando magistrados, servidores e advogados promoveram um ato em defesa do Judiciário Trabalhista, em frente ao mesmo Fórum, além de mobilizações em várias comarcas do interior da Bahia.
Os cortes (de 90% para investimento e 32% para custeio) ameaçam a prestação de serviços da Justiça este ano, que não terá recursos para custear água, energia, telefone e o pessoal terceirizado que trabalha no prédio.
A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, destaca a importância dessa audiência pública para esclarecer à sociedade sobre a gravidade da situação.
As ações em torno do tema estão mobilizando sindicatos, centrais de trabalhadores e diversos segmentos da sociedade, tendo à frente a Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), pelo seu presidente Luiz Viana; o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Émerson Mangabeira; o representante da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Jorge Lima; o procurador-chefe do MPT, Alberto Balazeiro e representantes dos trabalhadores da Justiça do Trabalho, além da própria presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, que está empenhada em achar uma solução para o problema.