Atuação das domésticas precisa ser reconhecida como trabalho decente, defende diretora da Amatra5
30 de abril de 2018
O trabalho doméstico já foi regulamentado, após muita luta, mas o desafio agora é que ele seja reconhecido como trabalho decente, garantindo uma vida digna a todos que atuam nessa profissão. Essa foi a mensagem da diretora de Aposentados e Pensionistas da Amatra5, juíza Gerúzia Amorim, que participou quinta-feira, dia 26, da solenidade de abertura da 9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, realizada na Praça de Eventos do Shopping Center Lapa, em Salvador. Representando a presidente Angélica Ferreira, a magistrada disse ainda aos trabalhadores presentes que eles devem buscar conhecer os seus direitos para a garantia de uma vida digna. 

Participaram também da abertura a deputada Alice Portugal, a secretária de Política para Mulheres Julieta Palmeira; a ex-secretária Olivia Santana; a vereadora Aladilce Souza; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas Creuza Oliveira; Sandra Pellegrino, da Secretária de Saúde; o procurador do MPT Pedro Lino e a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Ivanir Mattos. 

Em seu discurso, que foi bastante aplaudido, Creuza Oliveira conclamou as empregadas domésticas à luta, pois segundo ela só com muito esforço é possível mudar a situação em que se encontram. Elogiou algumas trabalhadoras que conseguiram colocar seus filhos na faculdade. “Nossos passos vêm de longe e não podemos parar de lutar”, destacou a líder, acrescentando que em Salvador são mais de 150 mil domésticas, uma força grande no cenário político. 

A 9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico é uma ação promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e segue até o próximo sábado (28), sempre das 9h às 20h. 

No local, oito balcões de serviços estão realizando diversos serviços gratuitos, como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social; intermediação e cadastramento de mão de obra; informações sobre temas como segurança no trabalho, violência contra a mulher e combate ao trabalho infantil, além de orientação previdenciária, jurídica e psicológica. 

Nesta sexta-feira, às 11h25, a juíza Gerúzia Amorim ministra palestra com o tema: “Ampliação dos direitos dos (as) trabalhadores (as) domésticos (as)”. Na parte da tarde, às 14h, a juíza Silvia Isabelle, aborda o tema “Direito da Trabalhadora na Justiça”. 

Além da Amatra5, participam como parceiros do evento as secretarias estaduais da Saúde; de Promoção da Igualdade Racial; e de Políticas para as Mulheres; Sindicato dos Trabalhadores Domésticos; União de Negras e Negros pela Igualdade; Fundação Pedro Calmon; Shopping Center Lapa; Unijorge; Superintendência Regional do Trabalho da Bahia; Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas; Fundacentro; Organização Internacional do Trabalho; Fundo de Promoção do Trabalho Decente; Ministério Público do Trabalho; Solidarity Center; e o Instituto Nacional do Seguro Social.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital