Arte e emoção na entrega da Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário
30 de outubro de 2017
O local não poderia ser mais apropriado para o Entardecer Cultural da Amatra5: o Palacete das Artes, no Bairro da Graça em Salvador, ponto de encontro dos amantes da cultura. Em seus jardins, árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, além de quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin.

Foi nesse cenário que o Desembargador Renato Simões e o Juiz José Arnaldo de Oliveira receberam, nesta sexta-feira, 27, a Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário pelos serviços prestados ao associativismo e à Justiça do Trabalho.

O evento começou com um discurso da presidente da Amatra5, Angélica Ferreira, para os homenageados. Ela começou lembrando que os últimos anos para a Magistratura do Trabalho foram de intensas lutas, na defesa de sua independência funcional e da valorização da carreira. 

Em seguida, fez um breve relato da trajetória do Desembargador Renato Simões, enaltecendo algumas de suas características, como a imparcialidade, o bom senso e a sensibilidade para a poesia e a música. “Figura sempre presente em nossa associação, Renato Simões foi diretor da Amatra5 em diversas gestões e está sempre presente em nossos encontros, ligados à cultura, ao esporte e aos estudos jurídicos”.

Destacou ainda as manifestações do Desembargador na Tribuna do TRT5 em defesa do Direito do Trabalho e o artigo recente que escreveu sobre a Reforma Trabalhista, com repercussão nacional.

Na sequência, a presidente da Amatra5 fez referência ao Juiz José Arnaldo de Oliveira, lembrando que ele é um Magistrado comprometido, estudioso e proativo. Ressaltou o seu papel fundamental na implantação do plano de autogestão de saúde do TRT5. Agradeceu, em nome de todos os associados, o empenho e dedicação do Magistrado em prol da coletividade.

O Desembargador Renato Simões recebeu a Comenda das mãos de sua filha Yassanã e de sua neta Yasmin. Muito emocionado, ele agradeceu a homenagem e fez um belo discurso. Disse que não nos agrupamos à toa, mas para sermos fortes o suficiente para continuar respirando e nos aquecendo. Ressaltou ainda que vivemos um tempo difícil, mas que devemos ser fortes, agrupados, com tolerância e respeito. “Que saibamos manter a Justiça do Trabalho altiva, independente, sem medos ou temores”.

Depois foi a vez do discurso do Juiz José Arnaldo Oliveira, que recebeu a Comenda das mãos da esposa e das três filhas. Ele começou lembrando da infância difícil no interior de Sergipe e da luta de sua mãe para levar a família até a capital. Lá ele estudou e entrou no Banco de Sergipe, onde teve uma experiência no plano de saúde de autogestão daquela instituição financeira.

Anos depois, já como Magistrado, foi convidado a desempenhar função semelhante no TRT5. Agradeceu à desembargadora Graça Boness pela oportunidade e destacou que o plano de saúde do Tribunal foi um dos maiores benefícios conquistado nos últimos anos, “um trabalho árduo e coletivo”, disse.

Na opinião do Desembargador e ex-presidente do TRT5 Valtércio de Oliveira, presente à solenidade, a homenagem aos dois Magistrados é mais do que justa. Lembrou que ele próprio já recebeu a Comenda e que foi uma das distinções mais importantes de sua carreira, pois foi definida pelos próprios colegas. “A escolha não poderia ter sido mais feliz, dois Magistrados brilhantes e que dão uma contribuição inestimável para a Justiça do Trabalho”.

O evento foi finalizado com um congraçamento dos Magistrados ao som de um grupo musical de chorinho. 



Na foto 1, os homenageados ao lado da presidene da Amatra5, Angélica Ferreira. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital