Parlamentares exaltam a atuação da associação em defesa do Direito do Trabalho

A Amatra5 marcou presença nesta terça-feira, 29, em Brasília, no lançamento da Agenda Político-Institucional 2016 da Anamatra. Participaram a presidente Rosemeire Fernandes; a diretora social Lea Oliveira; e a secretária-geral Ana Cláudia Scavuzzi (ex-presidente da Amatra5).
Na solenidade, os diversos parlamentares presentes exaltaram a atuação da Anamatra em defesa do Direito do Trabalho e nas diversas frentes que dizem respeito à salvaguarda das instituições, da democracia e da dignidade do trabalhador. Citaram, expressamente, a terceirização, o trabalho escravo, a redução da idade mínima laboral e o trabalho infantil, entre outros temas.
Ressaltaram ainda que a agenda representa o canal de diálogo com o parlamento, com a sociedade, salientando o fato de que a Anamatra é muito respeitada no Congresso porque sua pauta não é apenas corporativa, embora reconheçam a legitimidade desta.
“Em um momento de profunda crise institucional, a presença de deputados e senadores revela o prestígio da nossa entidade nacional”, ressaltou a presidente da Amatra5.
Décima edição
A agenda, publicada anualmente pela Anamatra, chega à sua décima edição, reunindo as propostas legislativas acompanhadas pela Anamatra na Câmara e no Senado, separadas de forma temática, com o posicionamento da entidade em cada uma delas. Traz também um apanhado dos processos acompanhados pela Associação nos Tribunais Superiores, conselhos, corregedorias, entre outros órgãos do Poder Judiciário; além de um capítulo destinado à atuação da entidade no campo da inserção social.
Entre os temas desta edição destacam-se: independência do Poder Judiciário, defesa do Direito e da Justiça do Trabalho, democracia associativa e do Poder Judiciário, defesa da competência da Justiça do Trabalho, combate à terceirização precarizante, defesa dos direitos e prerrogativas da Magistratura, política remuneratória para a Magistratura, regime previdenciário para a Magistratura, valorização pelo tempo de Magistratura, saúde da Magistratura e direitos humanos.
A íntegra da publicação está disponível no portal da Anamatra, na área publicações. www.anamatra.org.br.
Na foto, o presidente da Anamatra, Germano Siqueira; a secretária-geral Ana Cláudia Scavuzzi; a presidente da Amatra5, Rosemeire Fernandes; a diretora social Lea Oliveira; e o diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Luiz Antonio Colussi.