Amatra5 presente em debate da OAB sobre a vida do advogado Sobral Pinto
22 de agosto de 2014
A presidente da Amatra5, juíza Andréa Presas, participou da mesa que debateu o documentário “Sobral: o homem que não tinha preço”, exibido nesta quinta-feira, dia 21, no auditório do Fórum da Justiça do Trabalho, no Comércio, dentro do projeto Cine ESA Especial Edição da Semana do Advogado.  Compuseram a mesa também o desembargador do TRT5, Dr. Renato Simões; o presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz; o conselheiro federal da OAB/BA, André Godinho; o presidente da ABAT, Eliel Teixeira; e o Diretor Geral da ESA, Luiz Coutinho.

O documentário, dirigido pela cineasta Paula Fiuza, conta a trajetória de luta do advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que combateu os abusos do regime militar (1964-1985) e do Estado Novo (1937-1945). Mostra a sua luta intransigente em defesa dos direitos humanos e da Constituição, com vários depoimentos.

A presidente da Amatra5 destacou, durante sua fala, a coerência de Sobral Pinto, que mesmo sendo contrário ao Comunismo defendeu Luís Carlos Prestes para que ele tivesse seus direitos de cidadão respeitados. A juíza lembrou ainda da mensagem que o advogado Sobral Pinto deixa no final, para os jovens, sobre um mundo que existia antes da Primeira Guerra Mundial, em que o Direito prevalecia sobre a força, e da sua esperança de ser possível o retorno a esse estado.

Já o desembargador Renato Simões destacou que a página da história escrita por Sobral Pinto não deve ser esquecida jamais, pois ele é um exemplo de resistência e defesa da legalidade contra o autoritarismo.

O presidente da OAB/BA também enalteceu a figura de Sobral Pinto, dizendo que ele é um exemplo para todos os advogados. “Sua trajetória nos ajuda a refletir sobre essa profissão tão importante para as instituições democráticas”, disse.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital