Amatra5 participa de grupo de prevenção a acidentes de trabalho
26 de abril de 2015
Uma solenidade na próxima terça-feira, dia 28, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em Nazaré, vai marcar a instalação do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) para Prevenção e Combate de Acidentes de Trabalho na Bahia. O evento vai começar às 10 horas, com a participação de representantes de diversas entidades, entre eles da Amatra5. 

A data escolhida pelos seis órgãos que compõem o núcleo é o “Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho”, instituído pela ONU para tratar do tema. A meta é promover a conscientização de patrões e empregados, coordenar a atuação dos diversos órgãos e incentivar a adoção de políticas públicas de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Além da Amatra5, vão assinar o documento de adesão o TRT5, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia Geral da União (AGU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado (SRTE-BA).

Na solenidade de instalação do Getrin, será feita uma apresentação com dados da atuação dos diversos órgãos, revelando a dimensão do problema e os caminhos possíveis para enfrentá-lo na Bahia.

A juíza Rosemeire Fernandes, gestora de 1º grau  do Programa Trabalho Seguro  e representante da Amatra5 no Getrin, destaca a importância da iniciativa. “O intercâmbio de informações e experiências fará com que a atuação de cada órgão seja ainda mais fortalecida, além de indicar para toda a sociedade o compromisso com a prevenção de acidentes de trabalho.” A Desembargadora Léa Nunes também integra o programa Trabalho Seguro, pelo TRT5.

O dia 28 de abril foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi escolhida em alusão a uma explosão de uma mina em Farmington, Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, que matou 78 trabalhadores, em 1969. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 



Com informações e foto da Ascom do MPT
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital