Amatra5 homenageia nova Desembargadora
24 de julho de 2014
“A paz do mundo deve começar em mim, e não há Direito, nem Trabalho, sem pacificação social, que passa pela paz que cada um de nós consegue agregar, transpondo os conflitos que nos chegam às mãos, porém, antes, pacificando-se, para tornarmo-nos verdadeiros instrumentos de paz, onde quer que nos encontremos”. Com essas palavras, sobre a difícil missão de julgar, a Desembargadora Magareth Rodrigues Costa tomou posse nesta segunda-feira, dia 21, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia.

A concorrida cerimônia de recepção, conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, contou com magistrados, servidores e autoridades, bem como familiares e convidados da mais nova integrante do Tribunal, que ocupa, por merecimento, a vaga reservada a juiz de carreira, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Elisa Amado. 

A solenidade começou com a condução da magistrada ao Salão do Pleno pelos seus pares, os desembargadores Paulino Couto, Ana Lúcia Bezerra, Maria das Graças Laranjeira e Esequias de Oliveira, bem como os juízes aposentados Rosalina Rodrigues, sua mãe, e José Augusto Rodrigues Pinto. Após o referendo da posse pelo desembargador Valtércio de Oliveira, foi feita a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, pelo advogado Sérgio Bastos Costa e Catarina Costa Dias, respectivos esposo e filha da desembargadora.

Em seu discurso de posse, Dra. Magareth Rodrigues Costa também lembrou que sua mãe foi a grande inspiração para a carreira que escolheu seguir.  “Volto no tempo e observo a luz acesa do gabinete, em casa, na madrugada, e a figura de uma mulher, sentada à sua mesa, escrevendo; aliás, fazendo sentenças, porque assim dizia quando lhe perguntávamos, almejando por silêncio e falando da responsabilidade em lidar com os processos, que nunca tinham fim, renovavam-se a cada noite, e eram tantos...”

Destacou também o importante papel do pai em sua formação e na ajuda em tudo que foi preciso para ela conquistar seus objetivos.  A desembargadora enfatizou ainda que a vida conduziu e mostrou como era importante, para lidar com o ofício de julgar, “não ter ideias pré-concebidas, não discriminar, não fazer distinções e aprender a respeitar a todos”.  

Coube ao desembargador Marcos Gurgel saudar a colega em nome de seus pares, registrando a boa convivência desde a época da faculdade. 

Já o Desembargador Renato Simões, Diretor Tesoureiro da Amatra5, falou em nome da Associação, destacando que desde 1990, quando Dra. Magareth Rodrigues Costa ingressou na magistratura, seu lugar começou a ser reservado, “como se reserva o bom vinho, como se espera o filho, como se aguarda o amadurecimento do fruto para que da árvore se desprenda”. E completou: “Não foi uma surpresa, porque já estava previsto nas estrelas quando ao mundo veio! A intensidade da luz é que estava sendo trabalhada, para que o brilho fosse resplandecente o suficiente para iluminar de outro patamar”. Dr. Renato Simões pontuou ainda que a Amatra5 se sentia honrada em render a homenagem. “Trago aqui o mais sincero abraço de seus colegas de profissão, dos seus amigos de ofício, desejando que o sucesso guie os seus passos”. 



Com informações da Ascom do TRT5
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital