Amatra5 entra na campanha de arrecadação de livros para a biblioteca de Lajedinho
25 de setembro de 2014
A Amatra5 entrou na campanha de arrecadação de livros para a recomposição da biblioteca pública do município de Lajedinho, atingido por um forte temporal em 2013, o que causou mortes e destruição de vários imóveis, entre eles a biblioteca. O pedido de doação foi feito pela representante do comitê gestor do Pacto do Semiárido, Liliane Tavares (foto), durante reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (Fetipa), realizada nesta quarta-feira, dia 24, no auditório do Fórum do Comércio.

A campanha é para arrecadar apenas livros de literatura e para doar basta se dirigir ao 11º andar do prédio do Fórum da Justiça do Trabalho no Comércio e entregar na Amatra5.

O evento, que foi conduzido pela presidente do Fetipa, Teresa Calabrich, teve a participação de representantes de várias entidades que atuam no combate à exploração de crianças e adolescentes. Entre os presentes, a presidente da Amatra5, juíza Andréa Presas; a coordenadora estadual do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), juíza Dorotéia Azevedo; a ex-presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves; e os juízes Juarez Wanderley e Angélica Ferreira.

Além da questão da doação dos livros, a reunião serviu para anunciar o Fetipa Itinerante, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 26, em São Félix. Vai envolver seis municípios da região com o objetivo de criar um Fórum local de Erradicação do Trabalho Infantil.

Outro tema da reunião foi levantado por Anna Teresa Landgraf, representante do grupo de teatro “Vánacontramão”, responsável pela peça “O Pequeno Conselheiro da Rainha”, que propõe uma reflexão sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil. Anna falou sobre a dificuldade de conseguir patrocínio e várias pessoas se dispuseram a ajudar.

Depois foi a vez da coordenadora de educação previdenciária do INSS, Solange Dantas, apresentar o programa que o órgão federal possui que visa levar informações sobre a Previdência para as escolas. Ela falou da dificuldade de mobilizar os professores baianos e a juíza Dorotéia Azevedo colocou o TJC à disposição. Lembrou que o programa foi executado com sucesso este ano em Feira de Santana e que em 2015 vai acontecer em Salvador ou Simões Filho. “O TJC pode ser parceiro desse programa de educação previdenciária”, disse a magistrada.

Outro informe importante foi a lembrança de que quatro magistrados do TRT5 vão participar, em Brasília, nos dias 8 e 9 de outubro, do Seminário “Trabalho Infantil – Realidade e Perspectivas”, promovido pelo TST. Vão estar na capital federal a desembargadora Vânia Chaves e os juízes Luís Roberto, Dorotéia Azevedo e Rosemeire Fernandes (membro da comissão nacional do TJC).

O Fetipa é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, composto por organismos estatais e não-estatais, públicos e privados, empenhados com a temática. Entre seus parceiros estão a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), o TRT5 e a Amatra5. 
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital