A nova mesa diretora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (5ª Região) tomou posse na última segunda-feira (7), em solenidade realizada na Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Além da presidente Vânia Chaves, foram empossados os desembargadores Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira (vice-presidente); Valtércio Ronaldo de Oliveira (corregedor regional) e Luiz Tadeu Leite Vieira (vice-corregedor regional). Eles foram eleitos pelo Tribunal Pleno para o biênio 2011/2013.
Representando os magistrados do Trabalho, a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Ana Cláudia Scavuzzi, saudou os empossados. Representando a Anamatra, compareceu a cerimônia, o diretor Financeiro da Associação, Dr. Gilberto Martins.
Também discursaram, desejando êxito aos novos dirigentes e reconhecendo os avanços conseguidos na última gestão, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Pacífico Antonio Rocha e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, Saul Quadros.
Após a solenidade de posse, os convidados foram recebidos em um jantar de adesão realizado na Santa Casa de Misericórdia, na Pupileira, bairro de Nazaré. Organizada em homenagem aos empossados, a recepção contou com a presença das personalidades do meio jurídico e de outras instâncias presentes à cerimônia.
Confira abaixo o discurso da presidente da Amatra5, Dra. Ana Cláudia Scavuzzi , feito durante o evento.
Exmª Sra. Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região VANIA JACIRA TANAJURA CHAVES
Exmº Sr. Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho JOÃO ORESTE DALAZEN, na pessoa de quem saúdo os Ministros, Desembargadores e Juízes presentes.
Exmaª Sra. Desembargadora Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região MARIA DAS GRAÇAS SILVANY DOURADO LARANJEIRA.
Exmº Sr. Desembargador Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região VALTÉRCIO RONALDO OLIVEIRA,
Exmº Sr. Desembargador Vice-Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, LUIZ TADEU LEITE VIEIRA.
Exmº Sr. Procurador Regional do Trabalho PACÍFICO ROCHA, na pessoa de quem saúdo os integrantes do Ministério Público do Trabalho.
Exmº Sr. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção da Bahia, SAUL VENANCIO DE QUADROS FILHO, na pessoa de quem saúdo todos os advogados presentes, em especial o Presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas, Dr.Ricardo Caribé.
Senhores servidores, demais autoridades aqui presentes,senhoras e Senhores:
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a. Região – AMATRA 5, entidade representativa dos Juízes e Desembargadores do Trabalho da Bahia, tem a honra em participar da solenidade de posse da nova Mesa Diretoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região.
Mesmo sendo hoje um dia de comemoração, não podemos deixar de registrar nossa profunda tristeza pela partida repentina de Dr. Mauricio dos Santos Pereira, associado fundador da Amatra 5 e que recentemente nos deu a honra de participar de um vídeo institucional que conta a história da nossa associação. Homem simples, discreto, de rara inteligência, coração gigante e que dignificou a magistratura. Ficamos com a saudade e com as suas lições, especialmente as de vida. Nosso muito obrigado a Dr. Maurício.
A tarefa de construir um Poder Judiciário célere, independente, respeitado, forte e acessível à sociedade é desafio constante de toda a Magistratura brasileira, em especial daqueles que assumem o comando administrativo dos Tribunais.
A gestão que ora se finda, sob a presidência da Desembargadora Ana Lúcia Bezerra, contribuiu com esse objetivo com ações que valorizaram a magistratura, a destacar algumas delas: premiação simbólica das varas que alcançaram as metas, que serve de estímulo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos servidores e juízes; a nomeação de uma juíza de primeiro grau para o cargo de auxiliar da presidência, o que valoriza a participação da primeira instância que muito tem a contribuir para a a administração e a torna muito mais democrática; a criação da Central de Execução, o que possibilita maior agilidade e efetividade aos feitos naquela que é a mais complexa fase do processo; a renovação da parceria com o programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) - com destaque no apoio à Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil. É uma forma de aproximação do judiciário à sociedade e um importante passo na construção de uma nação mais justa e solidária, dever de todos nós;
Não poderíamos esquecer da atuação profícua da Escola Judicial, que tem demonstrado preocupação permanente com a formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores da Casa. Os cursos voltados para melhoria da saúde física e mental dos juízes, evidenciam uma preocupação mais humanista da Escola, o que é de extrema relevância.
A relação cordial e respeitosa com a Amatra 5, por parte da mesa diretora, em especial da Presidente, deve ser ressaltada. Mesmo em momentos de divergências, não faltaram urbanidade e polidez no trato, o que enobrece as instituições.
Findada a missão de administrar o nosso TRT por dois anos, após concorrida disputa eleitoral, a Desembargadora Ana Lúcia Bezerra cumpre o dever democrático de passar o bastão à Desembargadora Vânia Chaves, que compartilhará a sua atuação com os excelentíssimos Desembargadores Graça Laranjeira, Valtércio Oliveira e Luiz Tadeu Vieira.
A Desembargadora Vânia Chaves começou atuando como Procuradora Substituta do Trabalho e, a partir de 1982, como juíza concursada do trabalho até o ano de 2001, quando foi promovida para o cargo de Desembargadora Federal do Trabalho. Permaneceu à frente da Corregedoria no biênio 2009/2011. Como Corregedora sempre travou com a Amatra diálogo transparente, pautando as suas ações em critérios objetivos, e muitas vezes, debatendo com a associação sobre normas e procedimentos. Demonstrou possuir o espírito democrático e dialético que deve nortear as relações institucionais.
Agora, na Presidência, Desembargadora Vânia Chaves, os desafios são outros, mas não menos difíceis! Mas certamente a sua trajetória lhe respaldará.
A Amatra 5 deseja que o espírito democrático demonstrado na eleição possa servir para unir a todos, e que as diferenças sejam respeitadas em prol de um bem maior: a Justiça do trabalho da Bahia. Que doravante não haja vencidos ou vencedores, mas comunhão de talentos para que a administração seja exitosa e todos nós vitoriosos!
Como na lição do Padre Antonio Vieira: “ A natureza da união é unir, a propriedade multiplicar; e para que a união faça de poucos muitos é necessário que de muitos e de todos faça primeiro um só.”
Parafraseando a nossa querida e guerreira colega Fátima Stern V. Exas “contarão com a AMATRA 5 nas investidas que exijam coragem para trilhar os caminhos mais difíceis, os quais nos levem à construção de um Poder Judiciário que todos almejamos e que, certamente, será para o bem do povo brasileiro,(...) bem como com a lealdade nas eventuais divergências, de modo a preservar a salutar independência das Instituições!”
Muito obrigada!
Fonte: ASCOM/ Amatra5
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573