Discutir com especialistas do cenário nacional os principais assuntos da atualidade sobre o trabalho temporário e terceirização. Este foi o objetivo do Seminário Trabalha RH, promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seção Bahia. Com o tema “A Terceirização do ponto de vista do Direito do Trabalho”, a presidente da Amatra5, juíza Ana Claudia Scavuzzi, participou do Painel que abordou as negociações trabalhistas e sindicais frente às questões socioeconômicas”. Participaram ainda do painel, o Ministro Conselheiro do CNJ, Bruno Dantas e o Vander Morales, presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros de São Paulo. O evento foi realizado em Salvador e contou com a presença de empresários, representantes de associações e do Governo do Estado.
Durante o debate, Dra. Ana reafirmou a posição da magistratura do Trabalho contrária a Terceirização. “ Apesar da Terceirização ser considerado pela Ciência da Administração como um instrumento de maior competitividade às empresas, não podemos descartar as conseqüências que a terceirização e a precarização da mão de obra, traz aos trabalhadores”, declarou a juíza. De acordo com a juíza, que apresentou dados de uma pesquisa realizada pelo IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica aplicada , "Do ponto de vista remuneratório está comprovado, que o empregado terceirizado recebe, em média, 27% do que recebe o trabalhador contratado diretamente pela empresa e 50% do setor não contribui para a previdência", declarou a juíza.
MPT e Amatra5
Para aprofundar a discussão sobre esse assunto, a Amatra 5 e o Ministério Público do Trabalho, realizarão um evento sobre a Terceirização e a Precarização nas relações do Trabalho, no próximo dia 05/06, na Sede do MPT, no Corredor da Vitória. Serão convidados para o evento, advogados, representante de centrais sindicais, procuradores, parlamentares e magistrados.
Fonte: ASCOM / AMATRA5
ENDEREÇO
Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil
TELEFONE
Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573