Alunos de escola pública acompanham audiências na Justiça do Trabalho
29 de novembro de 2016
Alunos e professores do Centro Educacional Estadual Magalhães Neto, no bairro dos Barris, em Salvador, tiveram a oportunidade de ver como funciona a Justiça do Trabalho, nesta terça-feira, dia 29. Graças a uma iniciativa da Amatra5 e TRT5, que disponibilizaram transporte e alimentação, o grupo acompanhou audiências no Fórum do Comércio. 

A atividade faz parte da programação do TJC, que prevê, além da visita ao Fórum Trabalhista, a formação de professores para ensinamento de noções de  cidadania e Direito do Trabalho em sala de aula. Outra atividade obrigatória é a culminância, momento em que os estudantes mostram, de forma lúdica, o que aprenderam. A mostra dos alunos será no próximo dia 6 de dezembro, durante a 4ª Feira de Artes, Empreendedorismo e Economia Solidária, na Estação da Lapa.

O grupo chegou às 9h na sede da Amatra5, onde foi recepcionado pelos juízes Agenor Calazans, Soraya Gesteira, Geruzia Amorim e Dilza Santos. Após um lanche, os alunos receberam explicações sobre a dinâmica das audiências, com exemplos práticos de como funciona o processo, e até formularam perguntas. 

Em seguida foi exibido um vídeo sobre o TJC, com depoimentos de juízes, professores, parceiros e estudantes. Na sequência, o grupo, formado por cerca de 40 pessoas, foi dividido em quatro para a visita às salas de audiência, sendo acompanhados pelos magistrados que lhes prestavam esclarecimentos sobre o ato processual. 

A professora Magali Sales diz que a visita foi muito importante, pois muitos alunos atuam com Educação de Jovens e Adultos (EJA), já trabalham e precisam conhecer seus direitos.

O professor Raimundo Nobre diz que a experiência foi boa não só para os alunos, mas também para os docentes, que vão poder explicar melhor, em sala de aula, os conteúdos relativos ao Direito do Trabalho.

A aluna Jaqueline Gomes, que é diarista, conta que já chegou a trabalhar como babá durante um ano sem carteira assinada. “Se eu soubesse os meus direitos como eu sei hoje, isso não aconteceria”, afirma.



Programa tem mais de 10 anos

O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), executada nos Estados pelas Amatras. Na Bahia, a Amatra5 aplica o programa desde a sua criação, há mais de 10 anos.

O programa funciona com a participação efetiva de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas).

O TJC já foi reconhecido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma boa prática de combate ao trabalho infantil.
MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital