Agentes de segurança do Judiciário querem profissionalizar categoria
11 de agosto de 2006




Representantes da categoria estiveram reunidos nesta quinta-feira (10/08) com o presidente da Anamatra, José Nilton Pandelot.



Os agentes de segurança do Poder Judiciário, por meio de sua associação nacional, manifestaram nesta quinta-feira à Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) preocupação com a segurança dos Tribunais e magistrados brasileiros. Os agentes também objetivam o reconhecimento e a profissionalização da categoria.



Uma das principais preocupações da Agepoljus (Associação dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal) diz respeito à unificação de procedimentos de segurança dos agentes dos Tribunais, Foros e Juízos que seriam reunidos em secretarias, subsecretarias e divisões especializadas, formando grupos de atuação permanente nos locais de maior periculosidade, que poderiam ser removidos para áreas de maior risco.



Outro problema que precisa de solução é o desvio de função. De acordo com os representantes dos agentes, a maioria dos profissionais na função está trabalhando em cartórios, por falta de especialização da segurança.



O presidente da Anamatra, juiz José Nilton Pandelot, declarou ter as mesmas preocupações dos agentes. "A Anamatra tem preocupação com a segurança dos magistrados e, principalmente, em relação à segurança que o Judiciário deve proporcionar aos seus usuários. Os magistrados e os jurisdicionados não estão imunes à violência", disse Pandelot, que lembrou os recentes ataques do crime organizado à órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público em São Paulo.



Na avaliação dos agentes, a situação de insegurança no país "não pode aguardar os trâmites constitucionais e legais, pois o recrudescimento da violência, em especial a atuação do crime organizado dentro e fora dos presídios, tem colocado em risco de vida todos os encarregados da aplicação da Justiça".



Os agentes informaram ainda que grupos de trabalho para a elaboração de propostas para a profissionalização da categoria foram montados em todos os Estados. As propostas serão apresentadas no 2º Encontro Nacional de Agentes de Segurança, que será realizado a partir desta sexta-feira (11/08) em Brasília.


MAIS LIDAS

enviar

ENDEREÇO

Rua Miguel Calmon, nº 285,
Edifício Góes Calmon, 11º andar,
CEP 40.015-901,S
Salvador - Bahia - Brasil

TELEFONE

Tel.: 71 3326-4878 / 3284-6970
Fax: 71 3242-0573

AMATRA5
Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região
AMATRA5
© 2013 - AMATRA 5. Todos os Direitos Reservados
Agência NBZ - estratégia digital